sexta-feira, 8 de junho de 2007

torta de tomates

Torta de tomate

Sou apaixonado por tomates, se eu tivesse que escolher somente 10 ingredientes, para preparar todas as minhas refeições futuras, certamente o tomate estaria entre estes ingredientes. Esta receita é da Fernanda Guimarães Rosa do blog Chucrute com salsicha, a encontrei na coluna que ela assina na revista Paradoxo, leva tomate que eu adoro, gruyère que é um dos meus queijos favoritos, usei mostarda de Dijon à l'ancienne (aquela com grãos) e manjericão que eu mesmo plantei, não poderia dar errado, não? Eis a receita:

Torta de tomates da Fezoca

2 tomates grandes e maduros
queijo gruyère ralado
mostarda de Dijon
sal
ervas frescas picadas
azeite
massa para torta (Usei a receita de pâte brisée que eu publiquei no post anterior)


Abra a massa com o rolo e forre uma forma redonda de 23cm.
Asse com um peso na base (Pode usar grãos de feijão, coloque uma disco de papel vegetal sobre a massa e cubra com grãos de feijão, assim o vapor não forma uma bolsa de ar sob a massa)e deixe esfriar. Corte os tomates em rodelas grossas e forre a base da massa com uma camada fina de mostarda. Coloque por cima uma camada grossa de queijo Gruyère ralado e sobre eles os tomates.
Asse até os tomates ficarem bem cozidos. Retire do forno, salpique com sal e ervas e regue com um fio de azeite.
Pode servi-la tanto quente quanto fria.

3 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Dani!! Finalmente voce iniciou o seu blog!! iuurruuu!! Agora vamos poder nos deliciar em dobro, com suas fotos e suas receitas. Bem-vindo!

Essa torta foi um achado. A sogra do meu filho sempre me pede--faz aquela torta de tomate deliciosa. E eh tao facil, neh? Alem de inhameee! ;-))

bjo,

Anônimo disse...

Adoro cozinhar e tenho duas lojas que vendem quase todos os tipos de panelas artesanais, barro preto, barro vermelho, de cobre, etc...Eu estou acompanhando seu blog já algum tempo com suas receitas e observo como vc escreve bem .. parabéns vc tem sido uma grande inspiração para muitos cozinharem estas maravilhas que vc indica. Fabiana - Joinville - S/C

Anônimo disse...

Daniel, é a 1º vez que estou vendo o seu blog e me apaixonei. Estava procurando receitas na internet, e por acaso, entrou seu blog. Tudo tão caprichado, feito com carinho...você está de parabéns! Se algum dia te falarem o contrário, não dê bola. O que você faz é um dom, que foi dado a poucas pessoas e claro, somente para pessoas especiais. Ano que vem vou começar meu curso superior de gatronomia, me deseje sorte. Se eu conseguir fazer um pouco do que vc faz, vou me dar por satisfeita. Um grande beijo de uma grande fã, Milena
email: saopaulo@embrace.com.br