quarta-feira, 15 de agosto de 2007

folhas de chocolate

chocolate

Para o bolo da foto usei aquela mesma receita de bolo de chocolate que já publiquei aqui antes, recheei também com ganache de framboesas e servi com folhas de chocolate e physalis banhadas com chocolate. Hahaha, o bolo antes de partir parecia um chapéu de madrinha de casamento, mas estava extremamente gostoso, acreditem.
Aprendi a fazer essas folhas na Larousse do chocolate, é uma coisa simples e que acho que fica tão bonito, parece mesmo uma folha de verdade, só que comestível. Ah, eu nunca tentei, mas vi neste site uma foto incrível de um repolho feito com folhas de chocolate, penso que seja basicamente usando o mesmo método, mas não sei se tenho coragem de testar, temo que o chocolate se parta na hora de soltar as folhas do repolho. É importante que se tempere bem o chocolate antes de cobrir as folhas, senão certamente não terá um com resultado.

Folhas cobertas de chocolate


100 g de chocolate (amargo, meio-amargo, ao leite ou branco)

Com uma faca serrilhada, pique o chocolate e tempere-o (você encontra como temperar o chocolate nas embalagens de chocolate para cobertura, mas prometo qualquer dia publicar como faço isso). Com um pano de algodão úmido, limpe as folhas e não retire os cabinhos. Em seguida deixe secar. Mergulhe a ponta de um pincel limpo e seco no chocolate temperado. Retire o excesso de chocolate e, segurando a folha pelo cabinho, "penteie" a parte de cima indo do centro para as bordas. Tome cuidado para que o chocolate não vaze para o outro lado da folha.
Coloque as folhas achocolatadas sobre uma folha de papel manteiga. Leve à geladeira e deixe por 15 minutos. Repita o banho de chocolate.
Em seguida, leve novamente à geladeira e deixe por mais 30 minutos. Uma a uma retire as folhas achocolatadas da geladeira e, devagar, descole a "folha" de chocolate da folha verdadeira, segurando sempre pelo cabinho e puxando o chocolate para cima e a folha para baixo.

Folhas de laranjeira, de limoeiro e de ficus são próprias para esta receita. As folhas de plastico, vendidas em lojas de decoração, também são uma opção.
Conforme a folha escolhida, banhe o lado liso ou o lado com nervuras.

5 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

É muito gostoso e estimulante brincar com chocolate. Fica lindo e ....gostoso! bjo, Nina.

Anônimo disse...

Oi! Lá no "Cozinhas do Mundo" aparece um post novo do seu blog: Les indes galantes. Les sauvages. mas o post não abre. acho que está com algum problema,dá uma verificada. bjo, Nina (Gourmandise).

Daniel disse...

Ah, desculpa, foi um teste que eu fiz no youtube, pra ver como fazia pra publicar videos, deu certo, mas não era pra ter publicado.

Valentina disse...

Nossa Daniel, que lindo! tudo sobre este bolo esta um show.

Michele Machado disse...

Olá,
Seu blog é divino.
Parabéns.

Michele Tissai