quinta-feira, 2 de agosto de 2007

tart au citron

torta e chá

Já é a terceira vez que faço essa torta, havia bastante tempo que eu não fazia. Na proxima vez farei uma mudança, a massa, ela é muito gostosa e tem uma textura muito boa, quebradiça, mas dá muito trabalho para esticar com o rolo, se parte muito facilmente. Então embora eu esteja publicando a receita original, como está no livro, aconselho a usar esta outra receita de massa, com manteiga gelada, muito mais fácil de trabalhar.
Use limões sicilianos, talvez dê certo com limões verdes comuns, mas a quantidade mudaria, dado que os limões verdes têm maior acides.
Ah, fiz essa torta ontem por ter encontrado no supermercado limões sicilianos bem bonitos e amarelos, por menos de 2 reais o quilo. Penso que seja época deles agora.

tart au citron

Tart au citron

massa:
125 g de farinha de trigo
75 g de manteiga sem sal, amolecida
1 gema de ovo
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro, peneirado

recheio:
3 ovos
2 gemas de ovo
185 g de açúcar
125 g de creme de leite fresco
185 ml de sumo de limão siciliano
1 ½ colheres de sopa de casca de limão siciliano finamente ralada


limões cozidos:
2 limões sicilianos pequenos
160 g de açúcar


Para a massa, peneire a farinha com uma pitada de sal em uma tigela grande. Faça uma cova no centro, junte a manteiga, a gema de ovo e o açúcar de confeiteiro. Com os dedos misture a manteiga, o ovo e o açúcar, depois incorpore a farinha. Forme uma bola (pode juntar algumas gotas de água). Achate ligeiramente, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200° C. Unte uma fôrma estriada de fundo removível com 2 cm de altura e 21 cm de diâmetro.
Estenda a massa entre duas folhas de papel vegetal até que fique com 3 mm de espessura, coloque na fôrma e corte as bordas. Deixe à temperatura ambiente 10 minutos. Cubra o fundo da massa com um disco de papel vegetal e espalhe por cima arroz ou contas para assados. Asse 10 minutos. Retire o papel e as contas e asse mais 6-8 minutos ou até que a massa pareça seca. Deixe esfriar e reduza o fogo para 150° C.
Bata os ovos, as gemas e o açúcar, junte o creme de leite e o sumo e misture. Coe para um jarro e junte a casca. Coloque a fôrma na prateleira do meio do forno e cuidadosamente coloque o recheio por cima. Asse 40 minutos ou até que assente, deve mexer o meio quando se bate na fôrma. Deixe esfriar antes de desenformar.
Lave bem os limões. Corte em farias muito finas (cerca de 2 mm). Misture o açúcar com 200 ml de água numa frigideira e cozinhe em fogo baixo até que o açúcar se dissolva. Junte as fatias de limão e cozinhe em fogo baixo durante 40 minutos, ou até que a casca fique macia e a polpa transparente. Retire do xarope e escorra as fatias de limão. Se for servir imediatamente, cubra a superfície com as farias de limão, senão, mantenha as farias cobertas e decore a torta somente quando for servir. Sirva quente ou frio, com um pouco de creme batido.

9 comentários:

semente de sésamo disse...

Ficou muito bonita! Deve ser óptima, sobretudo se servida fresquinha!

Elvira disse...

Linda! E deve ficar bem mais leve sem todo o merengue com que costuma levar! :-)

Laranja com Canela disse...

Parabéns. A tarte está com um aspecto muito delicioso.

Nacos & NOC's disse...

Um verdadeiro requinte!!!

Marcel Miwa & Nina Moori disse...

até salivei ao olhar as fotos. Sempre impecáveis! bjo, Nina.

Sylvia disse...

Adorei essa torta ,mas vou fazer entao com a massa que fiz aquela torta de maça ,que derrete na boca e é fácil de trabalhar

valentina disse...

Que visual lindo Daniel! E olha, obrigada pela visita ao Trem Bom .fiquei feliz com o teu comentario.aé a próxima.

receitinhas da belinhagulosinha disse...

mas k linda tarte..para mim pode ser inteira...
bjokas

Ines Garçoni disse...

Parabéns pelo blog! Elegantérrimo, belas fotografias ...
:)