quinta-feira, 2 de agosto de 2007

tart au citron

torta e chá

Já é a terceira vez que faço essa torta, havia bastante tempo que eu não fazia. Na proxima vez farei uma mudança, a massa, ela é muito gostosa e tem uma textura muito boa, quebradiça, mas dá muito trabalho para esticar com o rolo, se parte muito facilmente. Então embora eu esteja publicando a receita original, como está no livro, aconselho a usar esta outra receita de massa, com manteiga gelada, muito mais fácil de trabalhar.
Use limões sicilianos, talvez dê certo com limões verdes comuns, mas a quantidade mudaria, dado que os limões verdes têm maior acides.
Ah, fiz essa torta ontem por ter encontrado no supermercado limões sicilianos bem bonitos e amarelos, por menos de 2 reais o quilo. Penso que seja época deles agora.

tart au citron

Tart au citron

massa:
125 g de farinha de trigo
75 g de manteiga sem sal, amolecida
1 gema de ovo
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro, peneirado

recheio:
3 ovos
2 gemas de ovo
185 g de açúcar
125 g de creme de leite fresco
185 ml de sumo de limão siciliano
1 ½ colheres de sopa de casca de limão siciliano finamente ralada


limões cozidos:
2 limões sicilianos pequenos
160 g de açúcar


Para a massa, peneire a farinha com uma pitada de sal em uma tigela grande. Faça uma cova no centro, junte a manteiga, a gema de ovo e o açúcar de confeiteiro. Com os dedos misture a manteiga, o ovo e o açúcar, depois incorpore a farinha. Forme uma bola (pode juntar algumas gotas de água). Achate ligeiramente, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200° C. Unte uma fôrma estriada de fundo removível com 2 cm de altura e 21 cm de diâmetro.
Estenda a massa entre duas folhas de papel vegetal até que fique com 3 mm de espessura, coloque na fôrma e corte as bordas. Deixe à temperatura ambiente 10 minutos. Cubra o fundo da massa com um disco de papel vegetal e espalhe por cima arroz ou contas para assados. Asse 10 minutos. Retire o papel e as contas e asse mais 6-8 minutos ou até que a massa pareça seca. Deixe esfriar e reduza o fogo para 150° C.
Bata os ovos, as gemas e o açúcar, junte o creme de leite e o sumo e misture. Coe para um jarro e junte a casca. Coloque a fôrma na prateleira do meio do forno e cuidadosamente coloque o recheio por cima. Asse 40 minutos ou até que assente, deve mexer o meio quando se bate na fôrma. Deixe esfriar antes de desenformar.
Lave bem os limões. Corte em farias muito finas (cerca de 2 mm). Misture o açúcar com 200 ml de água numa frigideira e cozinhe em fogo baixo até que o açúcar se dissolva. Junte as fatias de limão e cozinhe em fogo baixo durante 40 minutos, ou até que a casca fique macia e a polpa transparente. Retire do xarope e escorra as fatias de limão. Se for servir imediatamente, cubra a superfície com as farias de limão, senão, mantenha as farias cobertas e decore a torta somente quando for servir. Sirva quente ou frio, com um pouco de creme batido.

9 comentários:

semente de sésamo disse...

Ficou muito bonita! Deve ser óptima, sobretudo se servida fresquinha!

Elvira disse...

Linda! E deve ficar bem mais leve sem todo o merengue com que costuma levar! :-)

Laranjinha disse...

Parabéns. A tarte está com um aspecto muito delicioso.

Anônimo disse...

Um verdadeiro requinte!!!

Gourmandisebrasil disse...

até salivei ao olhar as fotos. Sempre impecáveis! bjo, Nina.

Sylvia disse...

Adorei essa torta ,mas vou fazer entao com a massa que fiz aquela torta de maça ,que derrete na boca e é fácil de trabalhar

Valentina disse...

Que visual lindo Daniel! E olha, obrigada pela visita ao Trem Bom .fiquei feliz com o teu comentario.aé a próxima.

Isabel Salvador disse...

mas k linda tarte..para mim pode ser inteira...
bjokas

Ines Garçoni disse...

Parabéns pelo blog! Elegantérrimo, belas fotografias ...
:)