sábado, 18 de agosto de 2007

preparo rápido

Almoço rápido

Vez em quando não estamos com vontade ou tempo para cozinhar, mesmo nestes dias é possível cozinhar algo gostoso, prático e rápido. Vou publicar duas receitas assim, ambas com massa, tem coisa mais prática e rápida de preparar? As duas receitas são do livro culinária Itália, da editora Könemann. Quando não encontro tomates cereja maduros o suficiente, uso tomates comuns neste mesmo preparo da massa ao tomate crú. Caciocavallo é um queijo italiano, tem forma de cabaça e pode ser encontrado no mercado municipal cental de São Paulo.

Pasta al pomodoro crudo (massa com tomate crú)

400 g de tomate-cereja
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de manjericão picado
azeite extra virgem
sal e pimenta
400 g de espaguete ou rigatoni
orégano
1 colher de sopa de salsa picada

Numa tigela, misture bem o tomate, o alho e o manjericão. Regue com bastante azeite e tempere bem com sal e pimenta. Coza a massa al dente, escorra e junte ao tomate. Polvilhe com orégano e salsa, misture bem e sirva de imediato.


Pasta cacio e pepe (massa com caciocavallo e pimenta)

400 g de espaguete ou outra massa
100 g de caciocavallo, ralado
pimenta preta moída na hora

Coza o espaguete al dente, escorra e reserve algumas colheres de sopa de água do cozimento. Coloque a massa numa tigela e polvilhe com bastante queijo e pimenta. Adicione a quantidade suficiente de água quente, necessária para que o queijo derreta e fique cremoso. Misture bem e sirva quente.

5 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

Oi Daniel, como é o sabor deste queijo, é mais suave, mais defumado, neutro? Outro dia vi num sacolão perto da minha casa, mas achei muito grande, fiquei em dúvida...bjo, Nina.

Ana disse...

Que delícia! Como todas as suas receitas. A semana passada experimentei a lasanha de beringelas, adorei!

Valentina disse...

Que delícia de receitas - ambas. Nao conheço este queijo.vou ficar de olho.

Anônimo disse...

Oi Daniel!!!
Entrei pela 1a vez no seu blog hoje, e adorei!! Achei o máximo encontrar uma receita de Spaghetti Cacio e Pepe...é uma receita muito tipica de Roma, e como boa romana que sou...fiquei con saudades do macarrao que a minha vó me fazia. Onde vende Cacio Cavallo aqui em Sao Paulo?
bjs e parabéns, Ilaria

Writing With Lights disse...

Oi Daniel, costumo fazer spaghettini com molho de tomatinho cereja e alho (as vezes majericão) temperados só com sal e pimenta, só que deixo 1 hora tampado. Minha amiga italiana de Rimini que ensinou, fica maravilhoso e todo mundo gosta. Não vai queijo e coloco muito mais alho. Acho o alho que encontramos nos mercados muito muito fraco, na Itália é muito mais forte. Sempre coloco o dobro do que uma receita italiana diz. Beijos, amo o seu blog!