terça-feira, 28 de agosto de 2007

torta de maçãs

torta de maçã

Tinha muitas maçãs numa das fruteiras, verdes e vermelhas, pesei em fazer tarte tatin com elas, mas já fiz tantas vezes... Acabei encontrando esta receita no livro essencial das sobremesas. Originalmente se chamava "tarte de maçã em prato fundo", mais alta e menor que a minha, pedia uma forma de fundo removível de 20 cm de diâmetro, só tenho uma de 25cm, ficou mais baixa e mais larga. Bem gostosa e fácil de preparar, gostei bastante da massa, é feita com leite e farinha com fermento, isso deu uma textura um pouco diferente da massa que costumo fazer.
Eis a receita:

Torta de maçãs

125 g de farinha com fermento
125 g de farinha de trigo
125 g de manteiga sem sal, gelada e em cubinho
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
2 ovos
1-2 colheres de sopa de leite

8 maçãs grandes, sem casca nem caroço, em fatias grossas
2 tiras grossas de casca de limão
6 cravos-da-índia inteiros
1 pau de canela
125 g de açúcar


Unte uma forma funda de fundo removível de 20cm de diâmetro. Forre com papel vegetal, unte-o e polvilhe com farinha, abane para retirar o excesso.
Peneire as farinhas e com os dedos esfregue a manteiga na farinha até formar uma mistura esfarelada. Junte o açúcar, 1 gema de ovo e quase todo o leite e misture com uma faca até que a misture fique unida, junte mais líquido se necessário. Coloque numa superfície enfarinhada e junte tudo. Estenda dois terços da massa entre duas folhas de papel vegetal suficientemente grande para cobrir o fundo e lados da forma. Estenda o resto da massa de tamanho suficiente para cobrir a forma. Deixe esfriar 20 minutos
Coloque as maçãs, a casca de limão, os cravos, o açúcar e 500ml de água numa panela grande. Tape e cozinhe 10 minutos ou até que fiquem macias. Retire do fogo, escorra e deixe esfriar. Descarte a casca, os cravos-da-índia e a canela.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque o recheio sobre a massa. Cubra com o resto da massa, bata levemente o ovo e pincele sobre a massa para selar. Fure com um garfo. Arranje as bordas e faça um franzido para selar. Pincele com ovo batido e assa 50 minutos. Deixe esfriar na forma 10 minutos antes de desenformar.

bagunça

botando a mão na massa

torta rústica de maçãs

torta de maçã

7 comentários:

Marizé disse...

Esta tarte ficou linda. Gosto muito de tudo o que leva maçãs, já estou a imaginar uma fatia com uma bola de gelado regado com a calda das maçãs... Delicia!

Elvira disse...

Que beleza de torta! Estou imaginando o aroma delicioso que sai do forno enquanto assa... :-)

Gourmandisebrasil disse...

Oi vizinhos, senti o aroma daqui...rsrsrs
bjo, Nina.

Sarita disse...

Deve ter ficado uma delicia essa torta,muito bom aspecto!.Bjito.

Anônimo disse...

Daniel,
essa sua cozinhaé umadas mais lindas da net e essa torta tá perfeita.
Parece maravilhosa.
Parabéns.

Eli disse...

Queria muito fazer essa sua torta mas eu não compro farinha com fermento, você saberia me dizer o quanto de fermento devo usar?!
Está linda!!

Daniel disse...

Use 250 gramas de farinha e uma colher de chá de fermento em pó.