segunda-feira, 29 de junho de 2009

compota de abóbora

A Abóbora é mesmo um fruto incrível (agora fiquei em dúvida, fruto, legume ou outra coisa? Eu não sei...), algumas variedades, como a japonesa por exemplo (aquela da casca verde e bem grossa) podem durar até mais de um ano, sem refrigeração, desde que mantida inteira (sem partir a casca).
Minha irmã comprou outro dia um pedaço daquelas abóboras para doce (aquela que tem polpa bem fibrosa, a casca com listras e que costuma ser bem comprida, já vi algumas até com mais de um metro de comprimento!). Como era um pedaço, já partido, envolvido somente com um filme plástico, tive que usar rápido para não estragar. Liguei pra minha mãe e ela me explicou como fazer. Minha avó Marietta costumava sempre fazer doces de abóbora, com ou sem côco ralado.
Eu fiz da seguinte forma:

compota de abóbora

Compota de abóbora

1kg de abóbora, descascada e picada em cubos
500g de açúcar cristal
1 pau de canela

Coloque numa panela de fundo grosso a abóbora e o açúcar, leve ao fogo baixo e cubra com uma tampa. A abóbora soltará seu sumo e nele irá cozinhar. Quando a abóbora começar a se desfazer, com a ajuda de um garfo, esmague todos os cubos de abóbora, até transformar tudo em uma pasta fibrosa, junte o pau de canela e mexendo sempre, cozinhe até que engrosse. Quando começar a despregar do fundo da panela, desligue se quiser um doce para comer às colheradas, ou deixe mais algum tempo no fogo para um doce mais duro. Tire o pau de canela e transfira para um pote, mantenha na geladeira, fica melhor ainda no dia seguinte.

pequenos folhados

Aproveitando alguns biscoitos folheados que eu tinha no armário (infelizmente não sei a marca), os recheei com um pouco do doce de abóbora, que deixei cozer até ficar meio duro, polvilhei açúcar e servi no chá. Não ficaram bonitos? A compota de abóbora também fica ótima com queijo branco :)

5 comentários:

Bruna maria disse...

hummm!ficou muito apetitoso essa combinação.Vou testar tenho um pedaço aki em casa, depois digo a vc o resultado.

Adri disse...

é lindo de se ver... mas não me apetece!
não gosto mto de compotas - figo, mamão verde, abóbora! argh!
mas amo de pêssego - com creme de leite! yummmy!

mas ficou bem legal a combinação!

bj bj

Dri Simizo disse...

Eu adoro abóbora..de qualquer jeito! Além de dar um colorido ao prato, o sabor é mto bom =)
'Brigada pela visita ao blog! A gelatina de lichia fez sucesso lá em casa =) Prentendo repeti-la esse ano, só tenho q torcer para o pé de lichia ficar carregado de novo..rsrs
Bjs

Regiane disse...

Afff...
Ver este post dá água na boca!
Um dos meus doces preferidos,mas ultimamente tenho usado adoçante próprio para forno e fogão.
Claro que não fica a mesma coisa,masssss a balança agradece...rsrsrsr
Um abraço
Regiane

Chantal disse...

DANI
nossa ! que compota mais bonita ! deve ter um gosto incrivel !

beijos