segunda-feira, 1 de junho de 2009

mostarda caseira

mostarda caseira

Outro dia estava conversando sobre mostarda com uma amiga minha, a Pat Feldman do blog crianças na cozinha, ela me contou da receita dela de mostarda ao mel e fiquei morrendo de vontade de fazer mostarda caseira, e foi o que eu fiz, olhei várias receitas e criei uma usando um pouco de cada uma delas, um outro amigo meu, René Aduan, me deu algumas dicas que pretendo seguir na próxima vez.

mostarda caseira

Usei 100g de grãos de mostarda (que podem ser marrons ou amarelos, ou mistura dos dois), macerei no almofariz com 6 grãos de pimenta preta e 6 grãos de pimenta branca, juntei mais 15g de grãos de mostarda inteiros, para deixar a mostarda com uma aparência mais rústica. Em uma tigela adicionei cerca de 50ml de água, os grãos de mostarda macerados e os inteiros e misturei bem, adicionei 1 colher de sopa de sal e cerca de 250ml de vinagre branco de boa qualidade, transferi para um pote hermético e o fervi em água por cerca de 10 minutos, depois disso o ideal é deixar guardada em um local frio e escuro por cerca de 1 mês, mas sou muito ansioso e não aguentei! Abri o pote depois de 3 dias hahaha. Provei ela hoje com torradinhas, o sabor de mostarda é bem acentuado, bem picante. Além de usá-la em sanduíches, fica ótima quando usada como tempero, num frango por exemplo.
Ah! Talvez seja interessante usar um pouco mais de vinagre, para deixá-la menos grossa, porque depois que os grãos hidratam, ela fica menos fluída.

mostarda caseira

A colher de mostarda é nova na coleção, é inglesa e foi fabricada em Londres no ano de 1823, durante o reinado de George IV, ficou bem bonita no mostardeiro antigo de Limoges, que eu já tinha :)

8 comentários:

César Ferro disse...

Sentimos sua falta aqui ...Deu vontade de passar o dedão na mostardeira de Limoges hahaha,só pra sentir o sabor e a textura da mostarda caseira..Parabéns pela receita e sua colher imperial!

Anônimo disse...

Olá Daniel!
Que bom tê-lo de novo! É sempre muito agradável ler os seus "posts", que tratam sempre coisas boas ou bonitas. Muitos parabéns pela qualidade!
De Portugal
MS

Giuliana disse...

Amo mostarde, principalmente para frango e temperos.

Vou fazer em casa!

Beijos

Regina disse...

Que bom que voltou. Não some mais não.
Adorei a redceita de mostarda caseira.

Chantal disse...

aff! mas esse menino eh algo incrivel ! vejam so !! fabrica mostarda ...que rapaz refinado ...queria um assim em casa ....seria trancado para ningem ver, seria so pra mim e mais ninguem ! eu vou sequestra lo !!

Pedro disse...

Mostarda caseira+mostardeiro de Limoges+colher de mostarda inglesa do ano de 1823+Daniel=O triunfo da elegância e do luxo!

Pedro disse...

Chantal,nada de sequestrar o Dani!

Petra disse...

Oi, hoje pela primeira vez entro no seu blog e estou feliz de saber que existe uma pessoa tao cheia de criatividade, beleza ,elegancia e bom gosto , tudo perfeito .Obrigada por tanta informacao rica.