terça-feira, 30 de junho de 2009

para o açúcar...

pinça para açúcar

pinça para cubos açúcar

Para pegar os cubos de açúcar em um açucareiro, nada mais providencial que a pinça de açúcar, a minha, em prata inglesa georgiana (George III), foi fabricada em 1807 (século XIX). Foi presente de um amigo australiano e chegou hoje aqui em casa. Eu tenho certa fixação por açúcar, mascavo, demerara, orgânico em cubos, cristal, refinado, de confeiteiro, impalpável... Tenho todos eles em casa, acho que em outra vida, eu devo ter sido escravo de algum engenho de açúcar, é a única explicação para essa minha tara por açúcar, hehehehe.
Uma curiosidade sobre o açúcar, durante o século XVIII o açúcar chegava a Europa, vindo das Américas em grandes moldes cônicos, chamados "pães de açúcar" (eis o motivo da montanha carioca ter este nome, lembra um "pão de açúcar"), estes cones de açúcar compacto eram cortados em pedaços não muito regulares, para pegá-los, não era nada elegante usar as mãos ou uma colher qualquer, foi então que inventaram a pinça para açúcar. É mais ou menos da mesma época também a invenção da colher de polvilhar açúcar, para o açúcar já fino, imaginem no século XVIII, que luxo não era comer frutas frescas polvilhadas com açúcar... Pode parecer um tanto sem graça (embora eu adore comer morangos frescos, polvilhados com açúcar somente), mas tentem imaginar que antes daquela época, todo o doce conhecido vinha do mel ou das frutas. Vocês viveriam totalmente sem açúcar? Digam a verdade!

um ou dois cubos?

P.S. Me rendi ao vichy (nome deste padrão xadrez na toalha de mesa), por enquanto, em azul :)

5 comentários:

jp disse...

bonne idée cette toile de Vichy
pour la photo de la pince à sucre...
bien brillante

Dani disse...

Olha, eu adoro açúcar em cubos, produzi alguns para levar ao último encontro de blogueiras, é um charme mesmo. Só nunca vi pinça para vender, ainda mais uma dessas tão charmosa como a sua!

Adorei!

Gourmandisebrasil disse...

Precisa experimentar o Palm sugar. É menos doce que o açúcar de cana, mas tem um toque discreto de rapadura.
bjo

Adri disse...

não acredito q essa pinça tem 200 anos! tá mto conservada... fala pra ela passar a receita da eterna juventude!
e essa da outra vida foi demais! eu ri muito e alto!... kkkkkkkkk...
beijos

Chazz disse...

com brandy ou sem brandy?sugar cubes are good anyway.