sexta-feira, 7 de agosto de 2009

alcachofras recheadas

alcachofra

E o par solitário de alcachofras não podia passar de ir à panela ainda hoje, as pontas das pétalas já estavam ficando ressecadas. Deixar comida estragar é coisa que eu abomino.
Mais uma vez aparece na minha cozinha o "milagre do pão", pão moído para o recheio, seguindo as dicas de uma amiga, Katia Maluf, que aprendeu com o seu padrasto italiano e ele aprendeu com a mãe dele.

Alcachofra à Katia Maluf

Alcachofra à Katia Maluf

Pique bastante alho, deixe ele dourar em azeite, então junte a farinha de pão e bastante salsa picada, tempere com pimenta-preta moída e sal.
Tire toda a fibra das alcachofras (cortando o tampo das pétalas e usar uma pequena colher nesta hora é providencial), cozinhe em água com um pouco de vinagre e recheie com a farofa de pão. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno.
Para uma versão mais sofisticada, use amêndoas bem picadas em vez da farinha de pão. Já fiz assim e fica ainda mais gostosa.

farofinha

tirando a fibra

limpa

cozendo

recheada

Amanda que comeu alcachofra pela primeira vez gostou, e disse ainda: Comer alcachofras é mesmo um ritual.

4 comentários:

Carolina Andrade disse...

Comcordo com Amanda. Um belo ritual. Bj

Adri disse...

taí uma coisa q eu ainda não provei na vida... e quero provar!
bjs e bom fim de semana! =)

Chantal Jeanne disse...

Dani Dani Dani ...quanta tentação ! as alcachofras tem a carne macia ....como as tuas bochechas !!
Quando eu for a Sampa, vai ter que prepar algo pra mim assim ! Depois iremos dar uma volta na sua pracinha preferida, a Benedito Calixto. Poderemos passar no bairro da liberdade e comprar umas plantinhas charmosas ...e depois, so Deus sabe !!

:P

beijos na ponta do teu lindo nariz !

Chantal Jeanne disse...

Eu voltei so pra admirar a foto e pegar a receita !
Dani, depois de vc me servir um belo almoço, depois da benedito calixto, da compra das plantas, que tal assistir o video MARIA ANTONIETA ? ou cantar o duo das flores de Deslibes ?

esse seria um dia de Sábado maravilhoso !

beijão na ponta do teu lindo nariz !