segunda-feira, 3 de agosto de 2009

preparando o chá

chá e madeleines de chocolate

Preparar o chá parece algo muito simples, mas algumas regras devem ser observadas. Usar sempre boa água é essencial, sem gosto de terra, ou encanamentos enferrujados (embora tenhamos aprendido na escola que a água é insípida, ela tem sim o seu gosto). Na hora de levar ao fogo, a temperatura deve ser observada, a água deve estar bem quente, mas não fervendo, a chaleira deve ser retirada do fogo quando aquelas bolhinhas começam a aparecer no fundo, antes do ponto de ebulição, esta é a melhor temperatura para as folhas de chá liberarem seu aroma. O bule deve ser de preferência de cerâmica ou porcelana, e deve ser escaldado antes de colocarmos o chá, o motivo disso é simples, fazer com que o chá não esfrie...
Podem parecer regras bobas, mas fazem diferença. Pra mim é praticamente um ritual, e a vida sem rituais, caros leitores, não tem a menor beleza.
Outro ponto que sempre me coloca em dúvida é, saquinhos ou folhas?
Saquinhos sem dúvida são muito mais práticos, geralmente os uso quando quero tomar somente uma xícara de chá. Quando uso o bule, geralmente coo o chá antes de servir, mas agora, com este lindo coador de prata inglesa e ébano, pequena jóia do começo do século passado (1918, presente do meu amigo Cesar Ferro), não há porque não coar o chá na hora de serví-lo, as perfurações são pequenas estrelas, não é lindo? :)
E vocês, como preparam o chá?

coador de chá

coando

coado

P.S. Caso tenha gerado curiosidade, nas fotos acima, era chá preto do Sri Lanka.

6 comentários:

Mari Calil disse...

Ah, sempre tomo meu chá sozinha, então meu bule sempre fica ali, me olhando com aquela carinha de "me usa", e acabou só sendo usado uma ou duas vezes... Esses cuidados com a água eu passei a tomar depois que li no site da Twinings. Uma antiga vizinha dizia que a diferença era sensível, e vira e mexe aparecia no meu apartamento com uma caneca para eu preparar o chá dela, já que ela não tinha paciência de ficar vigiando a água. Outra coisa que eu costumo fazer é deixar o chá "pegar um arzinho" antes de colocar a água. Pode ser até bobeira e não sei se ajuda em alguma coisa, mas é algo que eu faço. Sempre uso o chá de saquinho, por causa da praticidade, mas estou pensando em comprar uma latinha de Lady Grey.

E achei lindo o seu coador! Na verdade, sua prataria toda é muito bonita.

Adri disse...

não faço com toda pompa e circunstância que tomar um chá merece, mas sempre tenho meus rituais. observo a temperatura da água quase sempre. fervo em caneca teflon pra não interferir no gosto da água, como vc falou. costumo usar saquinho pq eu coloco a água quente na garrafa térmica - exclusiva só para água do chá e que rende em média 2 mugs e meia. meu preferido é o lady grey. mas amo earl grey tmb... todos da twinings são mara! e gosto muito dos de fruta. o de baunilha com essas madeleines aí devem cair super bem!
eu quero essas madeleines! eu queeeero!

Jussara disse...

Você é simplesmente elegante e me passa a imagem de charmoso tbem.

Gosto de suas postagens, Um gde abraço.

Chazz disse...

Ah, já ouvi essas dicas de como preparar um chá.Acho muito legal ter esse cuidado na hora de prepará-lo,creio que tudo isso influi até no sabor. Mas no dia-a- dia tomo os chás de saquinho mesmo.
Tb gosto de antiguidades, já tive uma época em que visitava antiquários e feirinhas de antiguidades, e já achei coisas muito interessantes. Um dos meus achados (por acaso)foi um par de pratos de sobremesa da noritake, com os mesmos motivos de uma única molheira que minha mãe tem.
Vendo as suas aquisições dá vontade de ir de novo atrás de peças antigas, legal é que vc tem esse foco em utensílios de cozinha e serviço de mesa, peças muito bonitas.

Anônimo disse...

Daniel
Concordo com o seu ritual do chá. Eu também tenho um coador, não tão lindo quanto o seu, mas o meu pertenceu à minha avó. Depois que o ganhei, também deixo para coar o chá à mesa. E as folhas de chá, uso nos meus vasos de planta depois.
Fernanda

Unknown disse...

Acabei de descobrir seu blog e estou amando!!!! Normalmente faço chá apenas para mim.... Da chaleira para a xícara! Quase não uso pacotinhos, prefiro as folhas da minha mini horta! Tenho gostado muito de fazer chá de maracujá, sem coar mesmo!!! É uma delicia morder aquelas sementinhas!!!