domingo, 2 de agosto de 2009

madeleines de chocolate e limão

madeleine de chocolate e limão

Segui as proporções de ingredientes de uma receita da Larousse do chocolate (livro que ganhei da minha irmã), mas adaptei a receita, gosto muito de várias receitas deste livro e também da Larousse das sobremesas, mas uma coisa que me aborrece, é que as receitas nem sempre são muito claras, talvez tenha havido alguns erros na tradução. Publicarei a receita à minha maneira, tal como eu fiz.

madeleines de chocolate e limão

Madeleines de chocolate e limão-siciliano

100g de manteiga à temperatura ambiente (mais extra suficiente para untar as forminhas)
2 ovos
90g de açúcar
raspa de um limão-siciliano (de preferência orgânico)*
70g de farinha (mais extra para enfarinhar as forminhas)
20g de cacau em pó
1 colher de café de fermento
uma pitada de sal

Na véspera prepare a massa da seguinte maneira, bata os ovos, o açúcar e a raspa de limão-siciliano com um batedor manual, até que a mistura fique fofa e clara. Com uma colher de pau bata a manteiga até que fique em consistência de pomada, junte aos ovos e bata até que fique homogêneo. Junte a farinha, o cacau, o sal e o fermento previamente peneirados bata novamente até que a massa fique lisa. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até o dia seguinte.
Pré-aqueça o forno a 240° C. Retire a massa da geladeira e coloque-a num saco de confeiteiro com bico liso. Unte com manteiga e enfarinhe as forminhas, batendo bem a forma para retirar o excesso de farinha. Preencha cada uma dos alvéolos estriados da forma com a massa e leve ao forno. Depois de 5 minutos, reduza a temperatura para 200° C. Essa redução de temperatura é importante para que se forme a corcova das madeleines. Retire do forno e com a ponta do dedo, solte cada uma das madeleines, deixe que esfriem ainda na forma, perto do fogão ainda quente.
* O limão deve ser orgânico porque como a casca é a parte que tem contato direto com agro-tóxicos, não é ideal seja consumida, mas caso só encontre limões-sicilianos tratados, lave-os muito bem com sabão e uma escovinha, seque e então rale-o para usar na receita, embora não muito saudável, hoje em dia os agro-tóxicos não são mais tão fortes e nocivos quanto já foram.

9 comentários:

Mari Calil disse...

Hum, parecem deliciosas! Muito válida a dica sobre as raspinhas do limão. O pior é pensar quanta gente não tem esses cuidados...

Adri disse...

morri!
vc me MATOU!
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH......
(agora vc vai ter q cumprir sua promessa de enviar madeleines pra mim!)

Carolina Andrade disse...

Daniel ficaram lindissimas. Bjs

Andressa disse...

Que lindas ( e provavelmente deliciosas) que ficaram!
Mas por aqui não acho as formas de Madeleines. Onde você comprou as suas?

César Ferro disse...

Deve ter ficado uma delícia! Qual chá você sugere para acompanhar essas madeleines?Já pensou em fazer um delivery de madeleines? Vou ficar na fila esperando hehe
bjk

risonha disse...

acho que nunca experimentei a combinação chocolate + limão, mas confesso que a ideia me agrada muito..

Larissa Bolson Maia disse...

O seu blog é muito lindo e sensível. Suas louças são belíssimas também. Continue assim! =]

Eu também tenho um blog, fiz recentemente.Espero você lá!

Grande beijo!

Chantal Jeanne disse...

incrivel ! deve ser delicioso tomando chá, daquele que te dei, o que contem manga !
beijos

mariliafig disse...

Hummm, amo madeleines. Experimentei imediatamente a sua versão e....sucesso absoluto!!!! Seus posts são muito legais.
beijoss