quinta-feira, 13 de agosto de 2009

geléia de morangos

morangos para geléia

Receita de geléia de morangos eu já publiquei aqui antes. Fiz novamente semana passada e costumo fazer sempre que é época de morangos, mas para fazer a melhor geléia de morangos do mundo (se é que me permitem à falta de modéstia), algumas regras devem ser observadas. A primeira e que julgo mais importante é à atenção aos ingredientes, é válida não só para a geléia mais para qualquer outra coisa que estejamos cozinhando, no caso da geléia, são somente três os ingredientes, mas devem ter uma qualidade excepcional. Os morangos, devem ser realmente bonitos, bem vermelhos e maduros, nada de morangos pálidos e sem gosto, é importante que compremos sempre morangos maduros, porque o morango é daquelas frutas que não amadurecem depois de colhidas, parece tarefa fácil, mas é difícil encontrar bons morangos, mesmo numa cidade grande como é São Paulo, os que gosto só costumo encontrar no horti-fruti perto de casa, aqueles vendidos em caminhões ou supermercados muito raramente são bons.
Os morangos devem ser bem lavados e só então tiramos as folhas. O açúcar entra em proporção de metade do peso da fruta já limpa (sem as folhas), uma balança ajuda bastante nesta hora. Costumo usar açúcar orgânico, dourado ou o cristal.
Terminada a geléia, coloco em potes herméticos, esterilizados em água fervente, assim minha geléia dura bastante e posso ter calma na hora de pensar num bom destino para ela, tal qual os gostosos biscoitos em forma de treliça :)

morangos bonitos

pote para geléia

13 comentários:

Patanisca disse...

É sem dúvida difícil encontrar morangos, uns são verdes e os outros são demasiado maduros. Aqui em Portugal só conseguimos encontrar morangos perfeitos no início do Verão e esses são doces e perfumados.
Adoro geleia de morangos, este ano descobri uma receita que demora 3 dias a fazer, fica deliciosa http://receitasdapatanisca.blogspot.com/2009/06/compota-de-morangos-inteiros-da-d.html
Beijinhos.

Adri disse...

nossa, esses morangos ficaram tentadores nas fotos! deu vontade de dar uma dentada no monitor. mas acho q não teria o mesmo gosto, neh? rs rs rs
beijos!

Laís disse...

Nossa, eu não teria o sangue-frio necessário para fazer uma geléia com esses morangos. Lindas as fotos, em todos os posts, a propósito.

Daniel disse...

Hehehe, eu não sou piedoso, reduzi todos eles a geléia, murahahahahhaa!

Anônimo disse...

Tenho certeza que sua geléia é muito boa, mas já experimentou colocar sementes de baunilha, e depois deixar a fava dentro?
Fica estupendo!!!

Grande abraço.

Chazz disse...

Verdade.Fotos de revista.
Acho que se os morangos fossem cultivados naquelas hortas de quintal, ficaríam ótimos tb.Produção organica!Ora.Concorda?

Regina disse...

Oi Daniel,
Adoro seu blog, leio sempre.
Vc tem um super bom gosto e por isso tomo a liberdade de te perguntar o seguinte:
No meu aniversario(25 de agosto), vou fazer um almoco aqui em casa para umas 15 amigas. Gostaria de fazer algo que fosse legal, facil e sofisticado.
Vc tem alguma ideia para me dar?
Me desculpe por te perguntar isso mas depois de quebrar a cabeca pensando no que fazer me lembrei de vc, desse blog maravilhoso e pensei: Por que nao pedir uma opiniao ao Daniel?
Se vc puder me dar uma dica vou ficar super agradecida.

Bjs.

Daniel disse...

Olá Regina, como vai? Você não me mandou um endereço de e-mail para resposta então irei responder aqui mesmo, espero que leia... Acho que escolha do que será preparado é algo muito pessoal, deve ser levado em conta o seu gosto pessoal, e também uma coisa que tento levar em conta é o gosto dos convidados, para por exemplo, não servir churrasco a vegetarianos, ou peixe à pessoas que não comem peixe.
Uma coisa que geralmente agrada à todos são as massas, como é um número relativamente grande de pessoas, pode preparar mais de um tipo de molho, assim cada um se serve à sua preferência. Pode servir também alguma carne bovina ou de ave e algum acompanhamento vegetal... Tente fazer algo que você já tenha feito antes e aprovado, assim as chances de errar são bem menores e você não faz feio com seus convidados :)

Regina disse...

Ótima dica Daniel.
Vou fazer massa com vários molhos e uma carne bovina para acompanhar. Não tem como errar.

A melhor dica foi a de fazer um prato já feito antes e aprovado.
Esse final de semana fui para a praia e convidei alguns casais para jantar em minha casa.
Fiz uma "feijoada de frutos do mar" (feijão branco, lula, marisco, peixe e camarão). A receita parecia boa mas quando servi achei o prato super enjoativo.
Serviu como experiência. Jamais farei algo para muitas pessoas sem ter aprovado antes.
Meu marido disse que ficou ótimo e todos comeram bem mas a gente sabe quando o prato não deu muito certo, não é mesmo?
Obrigada pelas dicas.
Sou sua fã de carteirinha.
Bjs.

hanny disse...

dani,
fiz a geleia.
foram duas suadas tentativas rs
na primeira criei tanta expectativa que perdi o ponto... vacilei no tempo. olhava pra ela na panela e parecia tão linda. mas não teve jeito... ficou dura demais assim que esfriou. nem faca cortava rs
na segunda tentativa, que felicidade! fiquei de olho no tempo, nas proporções dos ingredientes, no fogo. tudinho! que orgulho, dani. ficou linda, vermelhinha, uma delícia!
obrigada pela receita e pelas dicas!
bjos!

Pedro disse...

Morangos...

"Talvez, ao me ouvir falar em felicidade, você se pergunte se eu não tenho problemas, se tudo
dá sempre certo para mim, se nunca passei por uma grande dificuldade que me
tenha deixado marcas, como ocorre com a maioria das pessoas.
É claro que sim, sou como todo mundo. Tenho angústias, fico estressado, as pessoas às vezes
me traem, mas eu procuro comer os MORANGOS da vida"

Shyniashiki,R

Tita disse...

oiii....vi seu blog...e adorei...sou do pr e estou doida atras de potinhos hermeticos onde comprou....

Tita disse...

oiii....vi seu blog...e adorei...sou do pr e estou doida atras de potinhos hermeticos onde comprou....