quarta-feira, 4 de julho de 2007

geléia de morangos

na panela já com o açúcar

Eu vi num blog uma receita de geléia de morangos, adoro fazer geléia de morangos e garanto, fica melhor que qualquer geléia industrializada. Faço quando encontro morangos bem bonitos, vermelhos e maduros. Usando esta receita do livro cozinhando para amigos da Heloisa Bacellar não há como errar no ponto, o único trabalho que eu tive foi polir a panela de cobre depois de tê-la usado para fazer a geléia.

Geléia de morangos

1 kg de morangos bem maduros e limpos, cortados ao meio
¼ de xícara de suco de limão
3 xícaras de açúcar(usei açúcar orgânico da Native, que é como um açúcar cristal)

Aqueça os morangos e o suco de limão numa panela.
Passados uns 15 minutos, ou quando os morangos estiverem bem macios e com bastante líquido, junte o açúcar e mexa até dissolver.
Cozinhe por uns 30 minutos, misturando de vez em quando com uma colher de pau, até conseguir uma geléia avermelhada, escura e bem brilhante, mas que dará a impressão de estar mole até esfriar.
Para testar, coloque um pratinho no freezer quando começar a trabalhar, retire a panela do fogo passados uns 20 minutos da adição do açúcar, coloque uma colher de chá de geléia no pratinho, espere 1 minuto, ou até formar uma película, e empurre uma das extremidades com a ponta do dedo para ver se enruga.
Se a geléia ainda estiver mole e se espalhando, volte ao fogo por mais alguns minutos e repita o teste.
Despeje a geléia quente num pote de vidro limpo e bem seco, deixe esfriar, tampe e guarde na geladeira por até 1 mês.

geléia pronta

Um comentário:

Gourmandisebrasil disse...

Agora no frio tem umas frutas que eu acho beu interessantes para fazer geléias: jabuticaba, kinkan e tamgerina (se bem que esta ainda não vi muito este ano). A próxima vítima este inverno será a jabuticaba! Nina.