quarta-feira, 25 de julho de 2007

crepes de chocolate

Perceberam que nas últimas receitas, todas contém laranja entre os ingredientes? O motivo foi um grande cesto com laranjas que minha mãe trouxe da chácara no começo da semana.
Ela me contou uma coisa engraçada, quando chegou à chácara, a caseira havia contado que não haviam muitas verduras na horta, pois a "Jada" teria acabado com tudo. Minha mãe intrigada perguntou o que era "a jada", pensando se tratar de alguma larva ou outro tipo de praga agrícola. Brava a caseira respondeu gesticulando com as mãos: Jada, aquela coisa que cai do céu e queima as folhas das plantas. Só então minha mãe entendeu que a jada na verdade era a geada, e respondeu: Ah, claro, a jada!
Não é a primeira vez que faço esta receita, desta vez modifiquei um pouco, usei cascas cristalizadas de laranja sobre os crepes, omiti os mirtilos e o chocolate branco e substituí o crème fraîche por ganache de chocolate, dado à difuculdade em encontrar crème fraîche aqui no Brasil. Hehehe, praticamente outra receita, mas a massa era a mesma! Mas vou publicar a receita como está no livro, eis:

crepes de chocolate

Crepes de chocolate com calda de chocolate

60 g de farinha de trigo
1 colher de sopa de cacau em pó
2 ovos
250 ml de leite
2 colheres de sopa de açúcar granulado fino
3 laranjas

para a calda:
160 g de chocolate meio amargo, picado
185 ml de creme de leite fresco

125 g de sour cream ou crème fraîche
75 g de chocolate branco, ralado
250 g de mirtilos


Peneire a farinha e o cacau para uma tigela grande e faça uma cova. Gradualmente junte os ovos com o leite e o açúcar e bata até que fique homogêneo e sem grumos. Transfira para um frasco, tape com película aderente e reserve durante 30 minutos. Corte fatias de 1 cm das pontas das laranjas. Corte a casca num movimento circular, cortando de maneira remover toda a parte branca. Corte a polpa em gomos entre as peles (faça sobre uma tigela para apanhar o sumo). Coloque os gomos numa tigela, cubra com película aderente e leve à geladeira.
Aqueça em fogo médio uma frigideira de 20 cm para crepes ou uma anti-aderente e pincele levemente com manteiga derretida. Coloque 2 ou 3 colheres de sopa de massa e abane para cobrir a base da frigideira. Cozinhe em fogo médio durante 1 minuto ou até que o lado de baixo esteja cozido. Vire o crepe e cozinhe do outro lado. Coloque num prato e tape com um pano. Repita com o resto da massa até fazer 10 crepes, untando a frigideira quando necessário. Empilhe os crepes entre folhas de papel anti-aderente para que não se colem.
Para a calda de chocolate, escorra as laranjas e reserve o sumo. Misture o sumo numa panela com o chocolate e o creme de leite. Cozinhe, mexendo, em fogo médio até que o chocolate tenha se derretido e a mistura fique homogênea.
Para montar os crepes, coloque uma colher de chá cheia de sour cream ou crème fraîche num quarto de crepe. Salpique com o chocolate branco ralado. Dobre o crepe ao meio e ao meio outra vez. Coloque dois crepes em cada prato e cubra a calda quente por cima. Sirva com os gomos de laranja e o mirtilo. Se preferir, pode cozinhar os crepes e o molho com algumas horas de antecedência. Reaqueça em fogo baixo, recheie e dobre os crepes mesmo antes de servir.

9 comentários:

Elvira disse...

Essa receita é um pecado autêntico! :-)

Sylvia disse...

Bem que achei que eram crepes.Deu vontade de fazer ,mas mais chocolate significam mais quilos em meus quadris entao melhor esquecer e fazer em outra oportunidade.
Maravilhosos Dani !!!
Bjs

Marcel Miwa & Nina Moori disse...

Eu gosto de saborear tudo que tenha chocolate, e crepe não foge à regra. Num mesmo país, nem parece que falamos a mesma lingua, é praticamente como se existissem vários dialetos: precisão=necessidade, frizi=freezer, pião=pinhão, táuba=tábua´...aprendi inúmeras palavras (ou desaprendi) no meu primeiro trabalho na cozinha de restaurante. É uma mistura de italiano+português+analfato+norte+nordeste+paulistano=s+caipira= linguagem em cozinha.
bjo, Nina.

Eliana Scaramal disse...

Cheguei aqui pelo blog da Adgah e fiquei encantada! Tanto bom gosto, fotos lindas e claro receitas maravilhosas!!

Agdah disse...

Como falo "baianês", sei bem o que é isso. Mas essa diversidade dialética e riqueza lingüística é que fazem o Brasil "Brasil".

Você já publicou a receita de casca de laranja cristalizada? Será que eu perdi essa?

Daniel Figueiredo disse...

Publiquei sim, alguns tópicos atrás, sem foto.

Agdah disse...

Obrigada, já encontrei. Esqueci de dizer, caso tenha interesse que tinha uma receita para fazer crème fraîche em casa:

http://findarticles.com/p/articles/mi_qn4176/is_20060517/ai_n16367360

Daniel Figueiredo disse...

Obrigado Agdah, eu devo ter 2 ou 3 livros com receitas de crème fraîche, eu nunca fiz por dois motivos, primeiro por pedirem creme de leite com alto teor de gordura, e segundo porque o creme de leite deve ser "não pasteurizado", o que é praticamente impossível por aqui.

Maria do Carmo disse...

Aham...achei onde encontrar suas receitas...Rsrsrs...Bjos e continue postando que a gente adora tudo assim,lindo e fino! Bjos, KK =)