terça-feira, 10 de julho de 2007

biscoitos para o chá

chá IV

Adoro tomar chá, preto, verde, ao jasmim, nacional, do Sri Lanka ou da China, gosto de todos. Estes biscoitinhos são perfeitos pra acompanhar o chá, têm uma textura incrível, e não são difíceis de preparar. Tenho que confessar que trapaceei na receita, fiquei com medo dos biscoitos se espatifarem na assadeira e grudarem uns aos outros, então os assei em forminhas caneladas, mas acho que tendo uma assadeira grande não há problema em assá-los direto sobre o papel-manteiga. A receita também é do livro cozinhando para amigos, da Heloisa Bacellar. Sablé em francês quer dizer "areia", remete à textura da massa que é como se fosse areiada, desfaz na boca.

sablés

Sablé Breton

2 gemas
½ xícara de açúcar
75 g de manteiga salgada em temperatura ambiente
1 ½ colher de chá de flor de sal de Guérande
¾ de xícara de farinha de trigo
½ colher de chá de fermento em pó

Bata a gema e o açúcar com a batedeira até obter um creme amarelinho e fogo, junte a manteiga e ½ colher de chá de sal, continue batendo até ficar homogêneo e acrescente a farinha e o fermento.
Como a massa é mole e pegajosa, molde um rolinho de uns 2 cm de diâmetro sobre um retângulo de filme plástico, feche, enrole para fazer um cilindro e leve ao freezer por 1 hora para firmar.
Aqueça o forno a 160° C. (médio baixo) e, para facilitar a retirada dos biscoitos depois de prontos, forre a assadeira grande ou 2 médias com papel-manteiga.
Corte o cilindro em aproximadamente 20 discos de 1 cm de espessura, disponha na assadeira deixando uns 10 cm livres em toda a volta, pois se espalham bastante, salpique com o sal restante e asse por 30 minutos, até dourar e perfumar.
Retire do forno, espere 5 minutos, solte os sablés do papel e guarde num pote fechado por até 3 dias.

6 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

Chá e biscoitinhos....não tem coisa melhor no final da tarde ou domingo à noite! Nina.

Unknown disse...

Descobri isto aqui por acaso... Fiquei encantada!!! Tudo(mas tudo mesmo!)aqui é muito elegante!
Parabéns!

Agdah disse...

Trè chic!!!

Sylvia disse...

Lindos seus biscoitinhos,adorei !!!

Anônimo disse...

Menino! Com 21 anos você faz essas delícias, imagine com 42!!!!a sua cozinha é linda! é tudo tão clean... tão belo.. parece que você não a utiliza. Parabens!!

Cláudia A. disse...

Parecem deliciosos e com o chá, fazem uma dupla infalível.