sexta-feira, 6 de julho de 2007

ninhos de merengue

Comendo

Adoro receitas com poucos ingredientes, o merengue é uma delas, somente com claras e açúcar é possível fazer um doce bem gostoso, que serve como base para vários outros doces, como a pavlova que já publiquei aqui e também para estes ninhos de merengue.
Estes ninhos de merengue são fáceis de fazer e podem ser recheados com uma infinidade de opções, chantilly, mousse de chocolate... O da foto recheei com chantilly, cobri com algumas frutas e coloquei sobre coulis de framboesa, que explico como fazer em outro post. Eis a receita com 3 variações de recheios.

Ninhos de merengue

2 claras de ovo
125 g de açúcar granulado fino

1 Pré-aqueça o forno a 150°C. Forre uma assadeira com papel vegetal. Marque no papel quatro círculos de 9 cm de diâmetro. Coloque as claras de ovo numa tigela grande, limpa e seca, deixe as claras ficarem em temperatura ambiente. Com a batedeira, bata as claras em castelo. Gradualmente, junte o açúcar, batendo bem a cada adição, até que a mistura fique espessa e brilhante. Não bata demais.
Espalhe uniformemente, 1 colher de sopa da mistura em cada círculo, com uma espessura de 5 mm. Coloque o resto da mistura em um saco de confeiteiro com bico em estrela de 1 cm. Coloque a mistura à volta dos círculos de merengue fazendo um ninho com 1-2 cm de altura.
Asse durante 30-35 minutos, ou até que fiquem ligeiramente dourados, depois apague o forno de deixe que os merengues esfriem completamente dentro do forno. Quando estiverem frios, cuidadosamente retire da assadeira. Coloque num recipiente hermético até que os vá usar.


Recheio de mousse de chocolate

Ferva cerca de 4 cm de água numa panela e depois retire do fogo. Coloque 60 g de chocolate meio-amargo picado grosseiramente numa tigela à prova de calor e coloque-a sobre a panela, tendo atenção para que o fundo da tigela não toque na água. Mexa até que o chocolate se dissolva. Deixe esfriar. Com a batedeira bata 250 ml de creme de leite com 60 g de açúcar até que engrosse. Misture um terço do creme de leite com o chocolate derretido, mexendo bem. Junte o resto da mistura de creme de leite, cubra e leve à geladeira durante duas horas. Quando estiver firme, coloco nos ninhos de merengue e guarneça com raspas de chocolate. Sirva imediatamente, polvilhado com açúcar de confeiteiro. Dá 4 porções.


Recheio de framboesa e mascarpone

Misture 250 g de mascarpone com casca finamente ralada de 1 limão. Junte 60 g de framboesas, mexendo bem para que algum sumo das framboesas se solte para o mascarpone. Divida igualmente a mistura pelos quatro ninhos e guarneça com cerca de 60 g de framboesas. Sirva guarnecido com folhas frescas de hortelã ou um pouco de açúcar em pó. Dá 4 porções.


Recheio de figos assados e ricotta

Pique até ficar homogêneo 500g de ricotta, 2 colheres de sopa de mel, 2-3 colheres de sopa de sumo de laranja, 2 colheres de chá de açúcar amarelo, ½ colher de chá de canela e ¼ de colher de chá de essência de baunilha. Transfira para uma tigela e junte 50 g de uvas passas brancas. Corte em quartos 4 figos roxos, coloque-os numa fôrma de ir ao forno e salpique-os com 1 colher de sopa de açúcar amarelo. Asse durante 5-6 minutos, ou até que o açúcar comece a caramelizar. Coloque a mistura de ricotta nos ninhos, cubra com os figos assados, salpique com pistache picado e sirva imediatamente. Pode servir separadamente os figos que sobrarem. Dá 4 porções.

2 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

Ai...fiquei com água na boca, aceito um de cada...
Mudando de assunto, vi a muda de lavanda no Pão de açúcar do shopping Vila Lobos (provavelmente tem em todos da rede). bjo, Nina.

Cláudia A. disse...

Os recheios são um arraso. O de figo com ricota me fez salivar. Beijo.