terça-feira, 25 de agosto de 2009

biscoitos aos naipes de baralho

biscoitos aos naipes

Me enviaram um e-mail pedindo a receita e também perguntando o que era o "recheio preto", pois bem, o recheio preto é uma pasta de sementes de papoula, encontrei a receita por acaso outro dia num caderno de receitas da minha avó, pensei onde poderia usar tal recheio e eis que surgiu a idéia dos biscoitos, usando uma receita bem reduzida, usando também como recheio a geléia de morangos que fiz outro dia...

recheio de papoula

Biscoitos aos naipes de baralho

para a massa:

100g de manteiga gelada cortada em pequenos cubos
200g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de açúcar de confeiteiro
1 ovos
raspas de 1 limão-siciliano, ralado bem fino
uma ou duas colheres de água, suficiente para dar liga

Peneire a farinha, o açúcar e o sal, junte a manteiga e as raspas, esfregando com as pontas dos dedos até obter uma mistura farinhenta e uniforme. Faça uma cova ao centro e junte o ovo, misturando com a ponta de uma faca ou então usando o batedor para massas de uma batedeira, adicione uma ou duas colheres de água, a massa deve ficar uniforme, mas deve ser trabalhada o mínimo possível. Enrole em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 1 hora.

Para o recheio:

Geléia de morango, framboesas ou alguma outra frutas vermelhas

30g de sementes de papoula
35g de açúcar
sumo de meio limão-siciliano

Misture o açúcar, as sementes de papoula e o sumo de limão e leve ao fogo baixo numa pequena panela por 1 ou 2 minutos, somente para que o açúcar se dissolva totalmente.

montagem:

Abra a massa com ajuda de um rolo em superfície enfarinhada (de preferência uma superfície fria, como mármore ou granito), corte a massa em quadrados com 5cm de largura, e em metade dos quadrados faça perfurações com cortadores em forma de naipes de cartas de baralho, ou cortadores da sua preferência. Sobre os quadrados de massa não cortados, coloque uma pequena colher de geléia ou recheio de papoula ao centro, molhe a ponta dos dedos e passe por toda a volta do quadrado e cubra com o quadrado de massa perfurado. Asse em forno pré-aquecido a 180°C. sobre uma assadeira coberta com papel vegetal e espere esfriarem antes de servir.

chá biscoitos

8 comentários:

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Obrigada pela partilha.. eu tinha adorado estes bolinhos.. assim já posso experimentar fazer;)
beijinhos

lufarah disse...

Lindos! Vou tentar fazer também.

Mari Calil disse...

Ah, sim, dúvida tirada, foi no cortador mesmo...

Chazz disse...

Sr. Panela de Cobre:gostaria de biscoitos em forma de peças de xadrez.Seria possível?
Pronto, fiz meu pedido,rsrsrs.

Daniel disse...

Possível é, hehehe. Daria algum trabalho e talvez tivesse que criar cortadores pra tal fim. O que poderia ser o tabuleiro? Massa e pasta de papoulas também? É que não tenho como mostrar, mas meu sonho é recriar uma coisa que eu vi uma vez, uma carruagem feita de biscoitos, era incrível, dentro haviam framboesas e groselhas frescas.

Chazz disse...

Obrigado Daniel!
Acho que só as peças já seria interessante, o tabuleiro todo daria muito trabalho...mas se quiser fique à vontade...rsrsrs.
Tempos atrás vi um concurso de patissiers na tv, pura graduação em engenharia de alimentos.Achei super interessante como os chefs faziam o projeto do que queriam fazer e pensavam em que materiais(ingredientes)utilizar.Eram florestas de bambús, aves exóticas, jardins.
Carruagens fariam sucesso entre os devotos(as) do santo casamenteiro!ehehehehe.

Anônimo disse...

Daniel, vc é sensacional...

Pedro disse...

Imaginem convidar os amigos para um carteado(eu não sei jogar!) e no final servir um chá acompanhado com os "biscoitos aos naipes de baralho"?
Muito chic !