domingo, 9 de agosto de 2009

bacalhau de dia dos pais

bacalhau

A idéia era um almoço de dia dos pais, e o bacalhau já estava de molho, dessalgando para tal fim. Foi quando ontem, já no fim da tarde, meu pai passou aqui pra avisar que precisava viajar e que não viria almoçar aqui... Fiquei um pouco frustrado, é claro, mas como minha vingança pessoal, fiz o bacalhau pra mim mesmo, e o servi com toda pompa, mesmo que só pra mim, na minha louça portuguesa e com a minha espátula para peixe de prata fenestrada. Fiz o bacalhau à moda antiga, tão simples, mas que é uma das formas que mais gosto.

bacalhau na travessa

Bacalhau à moda antiga

1 kg de bacalhau limpo e demolhado, já sem as espinhas
1 kg de batatas
1 l de leite
2 cebolas médias
azeite quanto baste
sal e pimenta

Cozinhe no leite o bacalhau já demolhado e reserve. Descasque e corte as batatas em rodelas e cozinhe-as em água com um pouco de sal, sem deixar que cozinhem demais. Corte as cebolas em rodelas finas e aloure em azeite. Numa assadeira arrume as batatas, o bacalhau e as rodelas de cebola, regue com bastante azeite, tempere com pimenta moída e mais sal caso necessário e leve ao forno pré-aquecido à temperatura alta até que as cebolas fiquem bem douradas, transfira para uma travessa e sirva com brócolis cozido em água um pouco salgada.

bacalhau à moda antiga

As cebolas bem douradas dão um sabor incrível ao bacalhau.

6 comentários:

Chantal Jeanne disse...

DANI
vc é o luxo em pessoa !! fantastico ! te admiro !

O meu pai nem liga no dia do meu aniversario, mas sei que ele me ama, a sua maneira. Eu aprendi a não ligar com essas datas marcadas.

Beijos

Adri disse...

bacalhau é ótimo em qlqr ocasião!

meu pai estava esperando um almoço especial... meus irmãos nao estavam aqui, só eu. ele ficou meio sentido, eu notei. mas ele q deu presente pra gente esse ano! bem, ele não foi nem é o melhor pai do mundo, mas é o meu! e eu amo ele, mesmo assim!
beijos

Chazz disse...

Puxa.

Desculpa o que vou dizer sem mesmo te conhecer, mas acho que vc é "impossível", cheio de virtudes e sutilezas.Seu pai deve saber disso...mas não se preocupe tanto com isso, pois pense em quanta gente está com vc agora, compartilhando suas ótimas receitas!sorte nossa!
E queremos mais posts!!

César Ferro disse...

Hahahaha Bem melhor que a Melissa Cadore na novela.. Bela e gostosa vingança! hahaha.É meu prato de aniversário, sabia? E confesso que já comi no meu aniversário sozinho .. mas nunca pensei na vingança rss Essa foi muito boa!
Beijin

sil disse...

Hey Daniel,

Amei a sua espátula!!
Chiquérrima!!!!:):)
Tenho certeza que seu pai deve ter ficado morrendo de vontade de comer o bacalhau(está com uma cara ótima!)
Doce vingança a sua, ainda que salgada!!:)
bjs

Jane Alves disse...

Adorei!!! Fez muito bem.
Cozinhar , livros e coisas do tipo , amo.
Meu marido também faz destas e ele detesta alho, cebola, coentros, põem ketchup no arroz à grega. Cozinhar com ele é bocando frustante às vezes.
O prato podia chamar-se : Bacalhau à Vingança