terça-feira, 24 de julho de 2007

cristalizando

Casca cristalizada

cascas de limões, laranjas ou pomelos, cortadas ao meio
açúcar cristal
açúcar de confeiteiro


Corte cada metade de casca em 4 a 6 pedaços, deixando a parte branca intacta. Coloque-os numa panela de fundo pesado e cubra generosamente com água fria. Leve a ferver e depois retire a água. Repita este processo duas vezes para retirar o amargo da casca, depois escorra bem.
Pese a casca e coloque-as de novo na panela, com o mesmo peso de açúcar. Cozinhe em fogo baixo até que o açúcar se dissolva completamente, depois cozinhe durante cerca de 1 hora até que a casca fique translúcida. Escorra-a e seque sobre uma grelha de arame num tabuleiro longe das formigas. Pode demorar cerca de dois dias a secar. Vire passadas 12 horas. Quando estiverem secas, passe as cascas por açúcar de confeiteiro e guarde em frascos hermeticamente fechados.

Um comentário:

AndreaDomingas disse...

Alô Daniel!

Eu sempre evitava receitas que pediam frutas cristalizadas, porque detesto essas que são vendidas nos supermercados! Recentemente, descobri que numa loja árabe perto de onde moro, há mangas e papayas cristalizados, mas não encontrei laranjas ou limões! Agora que tenho a sua receita, já vai dar para tentar assar um Stollen neste próximo Natal!

Um grande abraço,

Andrea