terça-feira, 3 de julho de 2007

horta de ervas aromáticas

mini-horta

Há uns dois anos comecei a plantar ervas em casa, no começo somente orégano, alecrim e ciboulette, como moro em uma casa que não é grande, plantei em uma floreira. É gostoso cultivar ervas e não é difícil, só precisa de um pouco de atenção. Você vai precisar de um vaso, pedrinhas, mudas de ervas e terra fértil. Comece colocando pedrinhas no fundo do vaso ou floreira (pode pedir um pouco de brita de alguma obra), isso ajuda na drenagem do vaso, depois coloque um pouco de terra, a muda e por fim complete o vaso com mais terra. Feito isso é só regar diariamente com carinho e descobrir o lugar onde cada planta gosta de ficar, com mais ou menos sol, mais ou menos água, existem dicas de como fazer isto, mas a melhor forma é observando na prática. Salsa, manjericão e salsão por exemplo gostam de bastante água, já o alecrim, o estragão e a segurelha menos água. Nos meus vasos e floreiras tenho manjericão comum, roxo, anão e gigante, segurelha, dill, estragão, orégano, manjerona, ciboulette, cebolinha, salsa lisa e crespa, tomilho, salsão, hortelã e alecrim. Onde usar cada erva também se aprende com o tempo, eu gosto de usar alecrim em assados e principalmente carne de suínos, manjericão com tomates, manjerona com frango e ciboulette com molhos brancos(como usei no papperdelle com aspargos). Vez em quando, pela manhã quando vou regar os vasos, pego uma folhinha de alecrim ou de hortelã e mastigo, hehe acreditem, deixa o hálito bom.

gotas

Se você estiver animado a começar uma hortinha, indico as mudas da horta em casa, geralmente é possível encontrá-las em grandes supermercados. Junto às mudas há um folheto com dicas de como cuidar da sua nova planta. Sempre que cozinhar usando a erva que você plantou vai se sentir competente, hehehe eu pelo menos me sinto.
Embaixo meu pé de manjericão, que está a crescer cada dia mais, talvez em breve vire um pesto!

manjericão

16 comentários:

Agdah disse...

O menino do dedo verde...

Gourmandisebrasil disse...

Agora no frio é uma época boa para plantar lavanda. Não deixe no sol diretamente, ou queimará. Além de enfeitar com o lilás, perfuma peixes e doces.

Daniel disse...

Morro de vontade de plantar um ou vários pés de lavanda, ainda não fiz porque não encontrei uma muda. Tenho algumas receitas com lavanda.

Gourmandisebrasil disse...

Você pode encontrar mudas de lavanda no Ceasa ou nessas casas de horticultura. Ano passado eu vi no Pão de Açúcar da Pça Panamericana (mas não prestei atenção este ano).

Daniel disse...

E eu moro relativamente perto do Ceasa, nunca fui à feira de flores, o horário não ajuda, é bem cedo e nunca ninguém quer ir comigo. Mas também moro próximo à praça Panamericana, qualquer dia que passar por lá vou ver se encontro, então finalmente poderei testar as receitas com lavanda.

Lua Limaverde disse...

Comecei com um vasinho de manjericão há umas duas semanas. Estou arranjando espaço no apartamento para mais alguns. :)

Luci Cardinelli disse...

Danibiy, sempre tive vontade de fazer isso, seu post me animou!!

bjus

Luci Cardinelli disse...

desculpe *Daniboy e é Luci postando :D

Anônimo disse...

Adoro plantas...Fiquei encantada com a lavanda, por causa da cor e do cheiro...Vamos ver se fico bem animada e começo logo o meu jardinzinho perfumado!

Anônimo disse...

O basilico e conhecido tambem como magerona e mangericão são todos da mesma familia ( primos ), mas o importante é que não morra, pois alem de dar um sabor otimo da saude e sorte na casa de quem possui.
Auguri a te

Anônimo disse...

Daniel, você encontrou as mudas de lavanda? Moro no Paraná e não consigo achá-las, mas tenho parentes em São Paulo. Me ajude, se puder. Um abraço.

Letrícia disse...

Oi, Daniel! "Googlei" atrás de manjericão gigante e achei você, com essa hortinha tão linda.

Queria saber se a última foto do seu post é do tal do manjericão gigante. Pergunto isso porque estou tentando identificar um mato que nasceu aqui nos meus vasos. Ele cheira a manjericão, mas tem folhas tão grandes que me deixou desconfiada. Um abraço!

PS: Acabei de passar os olhos por todos os posts anteriores e posteriores a este e estou pasma. Um dia, quero cozinhar que nem você. Já adicionei seu blog aos meus feeds!

Anônimo disse...

Comprei esse vasinho de manjericao anão do horta em casa que encontra em supermercados. Ele fala que precisa "médio" de regar... Mas esse médio é quanto em litros? Outra coisa, deixo o vasinho no sol, ou na sombra? Moro em apartamento e sem sacada, então espaço com sol ou meia sombra não é tão fácil de achar! Agradeço desde já pela ajuda. Abraços, Ricardo

Anônimo disse...

Gostei de Ler e ver. Também sou aficcionado em temperos e verduras. Tenho horta em mina casa. Parabens.

Soraya Gutierrez disse...

Para quem mora em Sampa, tenho uma dica sobre onde obter otimas mudas!
E no Sabor de Fazenda, na Vila Maria. Estive lah hoje e obtive mudas de lavanda e outras de temperos!
http://www.sabordefazenda.com.br

abs, Soraya

Horta Pronta Online disse...

Oi, conheça a Horta Pronta Online, a Hortinha que já vem pronta, divulgue a novidade!

http://sites.google.com/site/hortaprontaonline/

Grato, Eliel.