quinta-feira, 12 de julho de 2007

menu du jour: comida caseira

Enquanto isso, na cozinha...

Ontem estava conversando com uma amiga e ela perguntou se eu nunca fazia comidas mais simples, tipo bife acebolado. Eu disse que há não muitos dias havia feito uma carne com mini-cebolas glaceadas... Senti que ela debochou de mim por isso.
Hoje resolvi fazer algo bem simples, arroz, feijão, bife acebolado e brócolis refogado com alho, o brócolis comum, não o japonês. Eu tenho acompanhado pelo site meter, como algumas pessoas têm encontrado meu blog, muitas delas pelo google, e a maioria destas que chegam aqui pelo google buscaram por "comida caseira". Por isso resolvi publicar hoje como faço feijão, é uma coisa simples, mas imagino que algumas pessoas não saibam como fazer, outras talvez façam de um jeito diferente...

cozinhando feijões

Bom, a primeira coisa que faço é escolher os feijões (se necessário, alguns já vêm selecionados), lavar e deixá-los de molho por algum tempo. Depois como é possível ver na foto acima, os coloco numa panela com água(panela comum, sem pressão), uma ou duas folhas de louro, um dente de alho descascado e ligeiramente esmagado e alguma carne defumada ou linguiça, o que eu mais gosto de usar é um pedaço de costela defumada, linguiças defumadas também são boas, mas como não tinha, hoje usei uma linguiça comum, não defumada. Cozinho em fogo médio baixo, se necessário durante o cozimento coloco mais água até que os feijões estejam cozidos, o tempo de cozimento varia bastante, dependendo do feijão usado, tiro o louro e o alho já cozido e acerto o sal e a pimenta-do-reino. Colocando o dente de alho no começo do cozimento não é necessário fazer um refogado e depois juntar ao feijão. Ah, se quiser um caldo mais grosso, pode esmagar com um garfo alguns grãos do feijão já cozido e juntar ao caldo, isso deixa o caldo mais grosso. Bom, espero ter explicado de forma clara.

"PF"

E assim ficou meu almoço de hoje!

4 comentários:

Cláudia A. disse...

Esse pratinho está qualquer coisa. Comida para relembrar a infância.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Dani, o sal das carnes nao interfere no cozimento do feijao? eu adoro fazer feijao from scratch, especialmente os para salada! e quem nao gosta de um PF assim como o seu? suuuperrr booom! :-)

Gourmandisebrasil disse...

Uma comida assim: simples e muito bem feita é sempre benvinda. bjo, Nina.

Anônimo disse...

Hum... faço parecido com o seu... Mas adorei a dica de cozinhar o alho junto... Deve dar um cheirinho delicioso na cozinha! Vou experimentar. Eu costumo refogar uma cebola também e incluir no final. Fica 10! As carnes salgam o feijão...Tem que cuidar com a quantidade.
Kelly - RJ