sábado, 21 de julho de 2007
Clafoutis
A receita do clafoutis é francesa, da região de Limousin. Eu uso uma receita do livro da le creuset, já fiz várias vezes é bem fácil e rápido preparar e é muito gostoso, acreditem, minha irmã diz ser talvez sua sobremesa favorita.
Clafoutis aux cerises (clafoutis de cereja)
700 g de cerejas pretas, de preferência
300 ml de leite integral
100 ml de creme de leite
4 ovos
4 colheres de sopa de açúcar em pó
2 colheres de sopa de açúcar cristalizado
1 saquinho de açúcar aromatizado de baunilha
5 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pitada de sal
manteiga para untar
Aquecer o forno a 200°C. Untar uma travessa com 2,8 litros de capacidade.
Quebrar os ovos numa vasilha, acrescentar o sal, o açúcar em pó e o açúcar aromatizado de baunilha. Trabalhar com um batedor manual. Incorporar a farinha e em seguida o leite e o creme de leite. Colocar a preparação na travessa.
Lavar as cerejas, secar e tirar os cabos. Distribuí-las na travessa. Levar ao forno e deixar cozinhar de 30 a 35 minutos.
Polvilhar o clafoutis de açúcar cristalizado quando tirar do forno. Servir morno na travessa do cozimento.
Nota: As cerejas do clafoutis permanecem com os caroços porque são eles que realçam o sabor característico dessa sobremesa.
Não é bem fácil? Umas 3 pessoas me contaram que depois deu ter publicado esta receita em outro site, fizeram com morangos e aprovaram bastante o resultado. Usando essa mesma receita, uma vez fiz o que chamei de "clafoutis aux physalis", pensei estar criando algo novo usando physalis que não são tão comuns na receita do clafoutis. Fiquei um tanto decepcionado ao buscar no google e encontrar uma receita neste site aqui, mas enfim, fica tão bom quanto o de cerejas, vale a pena tentar. As fotos do passo a passo da minha "criação".
Não sei se notaram, mas nesta vez usei somente metade da receita, servi com creme de leite fresco batido com um pouco de açúcar, delicioso!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
19 comentários:
Nooossa!!!
Que máquina é essa que você usa???
Perdi as esperanças com a minha... na verdade, acho que a culpa é da fotógrafa mesmo, hahah!!!
Achei lindo, mas nunca provei clafoutis de nada, acredita?
Me animei, hehehe!!!
Um abraço,
Manú
Nooooossa! deve ficar uma delícia!
Não acho o açúcar aromatizado de baunilha para comprar. Ser´q que posso substituir?
Por aqui sempre encontro em sachês, da Dr. Oetker, geralmente compro no Carrefour, você já procurou perto de onde fica a essência de baunilha comum? Caso realmente não encontre, você pode fazer o fazer o açúcar baunilhado em casa, com favas de baunilha (que fica ainda melhor), basta colocar umas duas favas de baunilha em um pouco de açúcar, e fechar bem em um pote hermético por pelo menos 30 dias. A última opção é usar essência de baunilha...
Já fiz a sua receita e é sucesso total aqui em casa.
Eu quero testar a com physalis! bjo, Nina.
adorei esta com physalis, tenho que fazer !
physalis é conhecido popularmente no Brasil como saco-de-bode
physalis..ora essa
Ambos clafoutis estão fantásticos. Também adoro essa sobremesa.
Mudando de assunto, achei uma loja com vários pratos de bolo: Vila Vitória na Rua Gironda.
Abraços,
Bergamo
Fiz a receita com cerejas e adorei; deu a medida certinha da minha forma.Obrigada pela receita
Olá, Daniel!
É a primeira vez que visito seu blog; encontei-o enquanto procurava receitas de clafoutis.
Parabéns pelas suas fotos, estão lindas.
No próximo sábado vou preparar pela primeira vez um clafoutis de ameixas.
Depois conto o resultado.
Abraço,
Patrícia
Oi, acabei de fazer a receita e pra ser sincera não me agradou, pode ser que errei em alguma coisa, mas segui corretamente a receita, ficou com um gosto de ovo muito forte e meio molenga, bom para os que se interessaram pela receita tentem, pq eu não vou desestir vou fazer novamente rsrs. Obs: o meu marido adorou bjs
Olá leitora anônima, como (acho que ) eu disse no post, a massa fica entre um bolo e um pudim, realmente é meio "molenga", eu acho estranho quando as pessoas dizem não gostar do "gosto de ovo", eu adoro ovos de todas as formas, então o gosto de ovo sempre me agrada, mas uma solução pra quem implica com este sabor é peneiras as gemas durante o preparo, pelo que eu sei, aquele cheiro mais forte do ovos, fica justamente nessa película que envolve a gema, então é uma sugestão para a próxima vez que for tentar, peneirar as gemas. Mas de qualquer forma, nem todas as coisas agradam a todos mesmo, talvez você simplesmente não goste de clafoutis, hehe aí não sei se vale a pena tentar denovo, por que não tentar outro doce?
Muito bom aspecto o seu clafoutis.
Eu já fiz um com ameixas frescas, pode ver no meu blog. Também fica uma delicia.
http://1guy1bimby.com/?p=133
Ps: Parabéns pelo blog, muito bonito, adorei :D
Olá Daniel
Na semana que vem farei a receita de clafoutis que tenho guardada há mais de 1 ano, para o jantar de final de ano que um grupo de amigos sempre organiza.
Na organização dos ingredientes, surgiu uma dúvida: O creme de leite que integra a receita é fresco ou de latinha??
Dei uma olhada em outras receitas, até para ver se encontrava a resposta, e acabei encontrando outras pequenas variações sobre o tema (isso sempre acontece, eu sei) mas a maioria fala em polvilhar açucar de confeiteiro. Na receita original, do livro da Le Creuset, é utilizado o açucar cristal??
Parabéns pelo blog!!!
Semana que vem eu conto o resultado.
Um abraço
Fátima
Fátima, use creme de leite fresco, quanto ao açúcar para polvilhar, tanto faz.
Que gozo, os clafoutis do Limousin, Daniel!
Eu fiz com cerejas e ficou simplesmente maravilhoso! Parabéns!
Erica Monquero
Olá, Daniel, sempre passo por aqui silenciosamente. E é sempre uma viagem para os olhos e outros sentidos. Uma dúvida: o açúcar em pó é o mesmo que o de confeiteiro ou o impalpável? Obrigado.
Eu plantei Physalis na janela da minha casa e o pequeno arbusto dá frutos o ano todo! Além de ser uma fruta linda é super fácil de plantar e cuidar, está sempre com sede a minha lindinha. Vou usar os frutos da próxima vez numa receita assim, valeu!
Postar um comentário